sexta-feira, 5 de novembro de 2010

Uma história antiga...

Certa tarde, D. Henrique ouvira falar que os mouros invadiram o Rei de Leão e Castela e então foi ajudá-lo.
E como presente recebeu o terreno Portucale e a mão de D. Teresa.
- Obrigado nobre cavaleiro, como presente ofereço-te o Condado Portucalence e a mão de minha filha D. Teresa. - disse o Rei.
- Muito obrigado minha majestade. -  disse o conde D. Henrique.
Então lá foram para Portucale.
- Henrique, acho que está na altura de termos um filho! - exclamou D. Teresa.
- Também acho que devemos ter um filho.-disse D.Henrique.
 Então nasceu D. Afonso Henriques.
 - Estou tão feliz!-disse D. Teresa.
 -Também  estou feliz.- disse Henrique.
 Afonso foi crescendo e o pai lutando para o pais de Portucalense ser independente, mas o D.Henrique morrera e não viu o seu sonho realizado.
O seu filho tinha o mesmo sonho que o pai, até se zangou com D.Teresa sua mãe.
Entretanto sua mãe estava a namoriscar com outro homem do seu pais.
-Vamos lutar!-exclamou D.Afonso Henriques.
-Filho não faças isso.-disse sua mãe zangada.
- Tu traiste o pai namoriscando com outro - disse D. Afonso Henriques.
- Não fales assim comigo, vamos lutar! - Exclamou D. Teresa.
- Também não vou ter pena de ti miudinho. Disse o namorado de D. Teresa.
- Também não vou ter, por isso pouco me importa. - Disse D. Afonso Henriques.
E D. Afonso Henriques ganhou às tropas de sua mãe.
E em 1143 foi coroado rei e todos o adoravam.
- He! He! He! ... - gritava o povo.
Em 1143 quem não sabe esta data não é bom português.
Fim!

04/11/2010
Carolina Mota

Nenhum comentário:

Postar um comentário