sexta-feira, 5 de novembro de 2010

O Sonho de D. Henrique

-Eu queria que Portucale, fosse um país independente! Exclamou D. Henrique.                       
-Eu ofereço-te, o Condado Portucalense, mas vais ter de pagar impostos e também te dou a minha filha, D.Teresa para casares com ela. - Disse o rei de Leão e Castela. E D. Henrique respondeu:
-Está bem!
Eles casaram-se e D. Henrique continuava a ter um sonho:
- Quero ser rei de um país independente, e não quero pagar impostos.
Tiveram um filho chamado D.Afonso Henriques que tinha o mesmo sonho que o pai, mas o pai morreu e Afonso disse:
-Eu quero seguir o mesmo sonho que o meu pai e vou conseguir!
 D. Teresa disse zangada:
- Eu não quero isso.
Eles zangaram-se e tiveram pessoas que se juntaram ao Afonso e á D. Teresa.
Fizeram uma batalha em 1128, a batalha de S. Mamede,  D.  Afonso Henriques ganhou e conseguiu realizar o seu sonho!
04/11/2010
Teresinha

Um comentário: