sexta-feira, 5 de novembro de 2010

O condado Portucalense

Há muitos, muitos anos, no principio do século XII , o Rei de Leão e Castela precissava de combater os Mouros, então um cavaleiro chamado Conde D. Henrique ajudou-o.
O Rei agradecido perguntou:
-Muito obrigado rapaz. Como é que te chamas?
O cavaleiro respondeu:
-O meu nome é Conde Dom Henrique.
O rei logo disse:
- Tenho de te recompensar. Diga-me queres o Condado Portucalense e a mão da minha filha em casamento?
O Conde respondeu:
- Obrigado, vou aceitar a sua oferta. Vou por-me já a caminho.
O rei disse apressado:
- Calma companheiro lembra-te que todos os meses tens de me pagar impostos.
- Está bem!
Então lá foi o conde D. Henrique.
Muitos anos se passaram e o D. Henrique e D. teresa tiveram um filho chamado D. Afonso Henriques que foi crescendo ouvindo o pai a dizer:
- Eu quero viver num país independe e eu ser o seu primeiro rei!
Lutou pelo seu sonho, mas morreu antes de o ver tornar-se ralidade.
O seu filho tinha o mesmo sonho do pai e esse sonho era a sua lei.
O Filho disse à mãe:
- Vou seguir o mesmo sonho que o pai.
A mãe indignada disse:
-Meu filho nunca serás o primeiro rei de um país independente.
O filho contrariou a mãe e criou-se uma enorme discussão.
Na batalha de S. Mamede, as tropas de D. Afonso e da mãe encontraram-se e a batalha travou-se em 1128. Afonso ganhou.
Foi coroado em 1143 e quem não sabe esta data não é bom português!!

Renata Amorim
04/11/2010


Nenhum comentário:

Postar um comentário