sábado, 30 de outubro de 2010

Histórias da Mãe do Lourenço - Importância de um livro

"...Na prateleira das estantes, os livros e livrinhos, que juntaram histórias sem autor identificável, emparelham com outros livros, onde o nome do autor aparece com o merecido destaque. Lado a lado, fazendo boa companhia uns aos outros, o que importa é que todos estes livros estão à tua disposição e aguardam que as tuas mãos os colham, o teu olhar os interrogue, a tua leitura acorde a voz que cada livro guarda, à mercê do teu sentir, do teu prazer.
Porque ler isto. Um mecanismo fantástico. Toca-se com os olhos uma linha e aparece-nos, no ecrã da nossa imaginação, o que não suspeitávamos que lá estivesse. Por cada página que se lê tem-se o direito à página seguinte e, quando o livro acaba, pode-se voltar ao princípio, que não se paga mais. Outros leitores que o usem nunca o gastam. Voltando a ele, anos depois, e está igual ao que era.
Não acreditas? Experimenta. Se, um dia, te esqueceres destas histórias, basta que o folheies o livro para que elas regressem ao teu sorriso, fresquinhas e contentes como um brinquedo sempre novo..."

António Torrado-“Ler, ouvir e contar”

Nenhum comentário:

Postar um comentário