sábado, 30 de outubro de 2010

Entrevista à Escritora Maria João Lopo de Carvalho


Depois de muita ansiedade, finalmente chegou o dia 26 de Outubro.
Um dia especial por irmos conhecer uma pessoa especial. Saímos da nossa escola em direcção à escola Vieira da Silva com toda a informação que conseguímos pesquisar sobre -  Maria João Lopo de Carvalho, uma escritora portuguesa com várias obras publicadas.
Descobrimos que ao longo da sua vida tem escrito para públicos diversos: adultos e crianças, mas neste momento é a escrever para crianças que se realiza todos os dias.
Aqui fica um vídeo com a informação pesquisada no site:





Prof. Carla Paias

Entrevista
1. Qual o livro que gostou mais de ler? (Jorge Bonito / Maria João/ João Freire)
 Gosto de muitos livros, mas quando era pequena gostei muito de ler a “Fada Oriana” de Sophia de Mello Breyner.
2.Qual o livro que escreveu que a marcou mais? (Maria Lobo/Francisco/Carolina)
O livro que me marca mais é sempre o último que escrevo.
3. Se não fosse escritora que outra actividade gostaria de ter? (Carolina Mota)
Professora (já sou).
4. Tem ideia de quantos livros escreveu? (Tomás Brito?)
Trinta e três livros.
5. Qual o último livro que escreveu? (Andreia)
Foi da colecção “Sete irmãos” – “O Miguel”; Acabei-o na terça – feira.
6. Com que idade escreveu o primeiro livro? (Sara Pereira/ Bernardo/ Margarida)
Escrevi o meu primeiro livro com seis anos, encontrei-o no outro dia numa gaveta. É um livro que não está editado, está manuscrito e com recortes de imagens de outros livros.
7. Se lhe oferecessem um trabalho como Educadora, aceitaria? (Maria Teresinha)
Aceitaria as duas coisas: escritora e educadora.
8. Que tipo de livros / textos gosta mais de escrever? (Inês Cardoso/ Sara Santos/ Marta Gil)
Gosto de escrever livros/histórias infantis.
9. Onde gostaria de viajar? (Pedro/ Márcio)
A África do Sul
10.Qual é o seu maior sonho? (Ana Sofia)
Conseguir acabar os 24 livros da colecção: “Os sete irmãos”.
11. Gostou de escrever o livro: “O Herói sou eu”? (Tomás Graciano)
Boa pergunta! Gostei muito porque é um conjunto de livros em que a personagem principal é cada um de vós.
Basta irem ao site: http://www.oheroisou.eu/ colocam os dados pessoais, escolhem a história e passados dois ou três dias têm o livro personalizado em casa.
12. Onde se inspira para poder escrever? (Renata Amorim)
Inspiro-me em todos vós… em todas as crianças.
13. Porque gosta tanto de escrever? (Lourenço)
Para além de ser a minha profissão é a minha ocupação de tempos livres, como tu gostas de jogar à bola, eu gosto de escrever.
14. Qual o romance que mais gostou de ler? (Carolina Garcez/Marta Jardim)
Os escritores são amigos uns dos outros e existem muitos romances que eu gostei de ler…
15. Gosta mais de escrever para crianças ou para adultos?
Gosto mais de escrever para crianças.
4ºB

Nenhum comentário:

Postar um comentário